:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Je me souviens

Eu te lembro que esta seção tem como dívida explícita o “Je me souviens” de Georges Perec, o livro de Geraldo Mayrink e Fernando Moreira Salles e a série “Ich erinnere mich” publicada no Die Zeit.


.:: mês anterior :: :: :: :: October 2003 :: :: :: :: próximo mês ::.

31 Outubro

Eu me lembro

Eu me lembro que o assassino era o Coronel Mostarda, na cozinha, com o cano pré-entortado. E que o Cabo Armeiro era importantíssmo e subestimadíssimo no “Front”. E que sempre havia o risco de se comprar uma falsificação no “Leilão de Arte” (ainda mais que as pinturas eram todas do polêmico acervo Chatô/Masp). E que Dudinka ficava na Ásia, perto de Omsk e de outros lugares improváveis. E que depois surgiram uns jogos chatos, com regras complicadíssimas, que não empolgaram ninguém.
08:44:00 - sattin -

30 Outubro

Eu me lembro

Eu me lembro que se usava Violeta Genciana para cortes e machucados em geral. E que uma amiga minha lambuzou seu cachorro recém-operado com o troço. O bicho, assustado, fugiu portão afora e ela teve de sair atrás aos berros, pela vizinhança: “Alguém viu um cachorro roxo passar por aqui?”.
08:43:00 - sattin -

29 Outubro

Eu me lembro

Eu me lembro de “Neste Natal, lembre-se de mim, dê para quem ama um cofrinho da Delfin”, que depois se viu metida num escândalo financeiro e fechou, deixando centenas de milhares de garotos deserdados. Lembro também do “Poupão”, um boneco de plástico narigudo que servia de cofrinho. Mas não me lembro a serviço de qual banco ele estava. Os primeiros cofrinhos tinham, salvo engano, a tampa, a base e o corpo de metal, o que obrigava os garotos a enfiar uma faca sem ponta para forçar a fenda e surrupiar uns trocados. Depois substituíram o metal do corpo por papelão, facilitando sobremaneira a vida dos larápios infantis.
15:43:00 - sattin -

28 Outubro

Eu me lembro

Eu me lembro do Poli, intimorato representante da indústria nacional de brinquedos contra o domínio imperialista do Lego. É provável que ele se beneficiasse das restrições alfandegárias contra o inimigo escandinavo, mas isso não diminuía seu valor à época. No setor das meninas, embate semelhante era travado entre a Suzi e a Barbie.
22:45:00 - sattin -

Eu me lembro

Eu me lembro que na minha escrivaninha havia um tampo de vidro com algumas fotos recortadas embaixo. Só me lembro de uma delas, Raquel Welch trajando sumárias roupas de baixo. Ela foi minha primeira namorada, com vários corpos de vantagem sobre porquinhos-da-índia e outros bichos de estimação.
13:46:00 - sattin -

27 Outubro

Eu me lembro

Eu me lembro da zebrinha da Loteca aos domingos (acompanhada de seu fiel escudeiro “o matemático Ôswald de Souza”). E que isso tinha uma importância tremenda na vida das pessoas.
19:00:00 - sattin -

26 Outubro

Eu me lembro

Eu me lembro que antes da invenção do delivery havia os sujeitos que passavam em frente das casas gritando “TIN-tureiro” e “Sa-RA-patel”, sem esquecer o tecléc-tecléc da matraca do biju e o apitinho fiuuuuííí do amolador. Eram os avós da Pamonha de Piracicaba.
17:51:00 - sattin -

22 Outubro

Eu me lembro

Eu me lembro quando a iluminação chegou à Rua Coronel Ferreira Lobo, na Vila Olimpia, hoje cortada pela Nova Faria Lima. Era 1970 e 2 ou 3 anos antes, lembra a minha mãe, a rua ainda era de terra. No dia em que ligaram as luzes, todos saíram de dentro de casa de pijamas. Lembro das famílias nos portões das casas geminadas, sorrindo e conversando pelos muros baixos, sem grades. Homens de robes e mulheres de peignoirs. Todos de chinelos. Salvo um ou dois garotos mais afoitos que eram rapidamente chamados pelas mães, ninguém passava do portão. E ainda estava claro. Os homens chegavam em casa mais cedo naquela época.
21:07:00 - kobashi -

Eu te lembro...

... que esta seção tem como dívida explícita o “Je me souviens” de Georges Perec, o livro de Geraldo Mayrink e Fernando Moreira Salles e a série “Ich erinnere mich” publicada no Die Zeit ao longo de 1999.
20:09:00 - kobashi -

.:: mês anterior :: :: :: :: October 2003 :: :: :: :: próximo mês ::.