:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Je me souviens

Eu te lembro que esta seção tem como dívida explícita o “Je me souviens” de Georges Perec, o livro de Geraldo Mayrink e Fernando Moreira Salles e a série “Ich erinnere mich” publicada no Die Zeit.


.:: mês anterior :: :: :: :: December 2003 :: :: :: :: próximo mês ::.

30 Dezembro

Eu me lembro

Eu me lembro que na faculdade, quando alguém aparecia de pastinha preta com o fecho de fivela, modelo quadradona e de couro mole, dizíamos que era uma Pasta Mamãe Quero Fazer Pós.

(da série "Vestimentas e Acessórios – Terceiro Piso")
07:36:00 - hubbell - Comentar

28 Dezembro

Eu me lembro

Eu me lembro do primeiro incauto que foi à escola calçando aquelas alpargatas (na época do meu avô se chamavam "alpercatas") azul-marinho de lona e solado de corda, que chupavam as poças d’água pelo caminho e que portanto não podiam ser usadas em dias de chuva ou ameaçando garoa. E que o apelido instantâneo que puseram no troço foi Alpargatas Mamãe Quero Ser Bicha.

(da série "Vestimentas e Acessórios – Terceiro Piso")
07:36:00 - hubbell - Comentar

26 Dezembro

Eu me lembro

Eu me lembro de me fantasiar de Papai Noel para distribuir os presentes das crianças da família. Lembro de uma sobrinha olhando desconfiada e de que eu ainda precisava de uma almofada amarrada à cintura para melhor caracterizar o velhinho.
12:08:42 - Mathieu - Comentar

Eu me lembro

Eu me lembro do primeiro sujeito que apareceu no ginásio com um moletom cinza, lançamento da Adidas, no lugar daqueles agasalhos azul-marinho de listras laterais e zíper que todo mundo usava. E que o professor de educação física perguntou se ele havia vindo de pijama pra escola.

(da série "Vestimentas e Acessórios – Terceiro Piso")
07:34:00 - hubbell - Comentar

24 Dezembro

Eu me lembro

Eu me lembro do amigo que comprou a primeira jaqueta de couro da turma. E que a danada cheirava quando exposta ao sol. E que por isso nós a apelidamos de toucinho. E que esse mesmo amigo comprou o primeiro tênis-que-imitava-sapato da Adidas (o que hoje seria um corriqueiro sapatênis), marrom, pra combinar com a jaqueta. E que o tênis era tão feio que nós o apelidamos de jabaca. Jabaca com toucinho.

(da série "Vestimentas e Acessórios – Terceiro Piso")
07:32:00 - Zeno - Comentar

22 Dezembro

Eu me lembro

Eu me lembro de ter esquecido muita coisa de propósito. E eu me lembro de ter esquecido que há um nome clínico pra isso.
07:31:00 - Zeno - 3 comentários

20 Dezembro

Eu me lembro

Eu me lembro de morar na mesma rua do atual Presidente da República e de cortar o cabelo no barbeiro do Sindicato dos Metalúrgicos, e que isso nunca teve qualquer importância pra ninguém. Continua não tendo, mas de janeiro pra cá me vi no centro de rodinhas em festas contando umas mentiras a respeito. Dão a isso o nome de "fofocas picantes que mostram a mudança dos ares", ou, no jargão, "relevância histórica recém-adquirida".
07:29:00 - Zeno - 1 comentário

18 Dezembro

Eu me lembro

Eu me lembro de ter tentado ser, sucessivamente, goleiro, matemático, desenhista, enxadrista, jogador de vôlei, cartunista, publicitário, advogado, poeta, contista, roteirista, pintor, diretor de cinema, dramaturgo, empresário, micreiro, professor, tradutor, radialista, crítico de cinema, pesquisador e jornalista. Dá gosto de ver tamanha exibição desenvolta de incompetência e indisciplina.
08:14:38 - hubbell - 1 comentário

09 Dezembro

Eu me lembro

Eu me lembro de ter ido a uma churrascaria rodízio com um amigo e que, às tantas, pedimos um desconto para parar de comer. Pedido negado, voltamos a comer e a pedir até que fosse aceito. O gerente deu um desconto "para não ter que levar ninguém para o hospital". Honra lavada, ainda pedimos sobremesa e cafezinho.
14:26:19 - Sorel - 3 comentários

08 Dezembro

Eu me lembro

Eu me lembro que todo mundo tinha suas teorias conspiratórias a respeito do “Sistema”. Um amigo mais imaginoso, em tempos de crítica 68 à sociedade de consumo, gostava de perguntar: “Você já reparou que as salsichas vêm em embalagens de seis unidades e os pães para hot dog, em embalagens de quatro?”. E, depois de uma pausa, enfatizava misterioso: “That’s what I’m talking about!”.
12:02:38 - Zeno - Comentar

04 Dezembro

Eu me lembro

Eu me lembro dos desafios acrobáticos e performáticos da romena Nadia Comaneci e da Olga Korbut, da saudosa URSS.

(crdt álvaro p)
19:46:14 - Zeno - Comentar

03 Dezembro

Eu me lembro

Eu me lembro da capucheta: uma folha dupla de jornal, dois furos nas extremidades, uma linha boa e espaço amplo para a correria.
18:16:39 - Zeno - 2 comentários

02 Dezembro

Eu me lembro

Eu me lembro que quando eu tinha 20 e conhecia alguém de 40... bem, deixa pra lá.
19:37:16 - Sorel - 8 comentários

01 Dezembro

Eu me lembro

Eu me lembro de ter anotado algumas pérolas do horário gratuito das eleições de 1994:
"Se você é diabético e bebe guaraná dietético, vote em mim";
"Sou amigo íntimo do Telê Santana";
"Precisamos acabar com essa besteirada de direitos humanos";
"Sou formado em sociologia pela Escola de Sociologia e Política, em direito pela FMU, em administração pela São Marcos e fui goleiro do Pirassununga F.C. durante nove anos";
"Meu nome é Pires: aquele que você lava, enxuga, guarda e volta a usar. Vote em Pires".
18:14:12 - Zeno - 3 comentários

.:: mês anterior :: :: :: :: December 2003 :: :: :: :: próximo mês ::.