:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Je me souviens

Eu te lembro que esta seção tem como dívida explícita o “Je me souviens” de Georges Perec, o livro de Geraldo Mayrink e Fernando Moreira Salles e a série “Ich erinnere mich” publicada no Die Zeit.


.:: mês anterior :: :: :: :: May 2004 :: :: :: :: próximo mês ::.

26 Maio

Eu me lembro

Eu me lembro que a iniciação sexual dos rapazes abrangia freqüentemente infrações às famílias e classes do pobre Lineu e às estratificações que designam o lugar de cada um na sociedade. Diziam de um sujeito na escola que ele havia traçado metaforicamente todas as galinhas do quintal da sua casa. De um outro, que encarava pombas, o que despertou desmentidos à época em função das dificuldades anatômicas. O sujeito das galinhas, aliás, era olhado com respeito pelos outros garotos da escola, porque diziam que ele havia feito uma visita à casa da professora substituta de matemática e que ela, reza a lenda, o atendeu de toalha.

(sugerido por comentário da leitora porquinha)
16:21:22 - Zeno -

25 Maio

Eu me lembro



Eu me lembro de quando essa senhora de 45 anos, dois filhos e que atende pelo nome de Madonna ainda era uma garota materialista e que seu sucesso era, certamente, moda passageira.

(foto do Estadão, turnê Madonna 2004)
16:18:31 - Sorel -

21 Maio

Eu me lembro

Eu me lembro da visita do Reagan ao país e de sua saudação ao povo boliviano.

(aproveitando o gancho do post anterior)

(da série “Mas vocês têm negros lá no Brasil?”)
17:50:01 - hubbell -

19 Maio

Eu me lembro

Eu me lembro do adesivo "Hei de vencer, mesmo sendo professor". E da série de adesivos "...logia": Psicologia, Geologia, Bramalogia, Mulherologia, etc. E do último deles, que encerrou a série: "Não estudo em faculdade nenhuma".
19:12:00 - Zeno -

12 Maio

Eu me lembro

Eu me lembro que bonbon, em alemão, além de significar bala, docinho, etc, também designava os broches de identificação dos membros do Partido (e, por extensão, os próprios sujeitos) na antiga Alemanha Oriental.

(da série "Europa, Terra de Contrastes", ou "Se hoje é terça, então isso aqui deve ser a Bélgica")

(da série II "Hipopótamo Zeno também é cultura inútil e comunista")
18:40:10 - Zeno -

11 Maio

Eu me lembro

Eu me lembro de quando o dinheiro da mesada dava, o tempo dava e eu ainda não. Vai ver foi isso. Depois de dar fiquei sem tempo, sem dinheiro, só a insônia que insiste em vir nos domingos sem chiado na TV.

(crdt Julie das Idéias enroladas)
14:49:59 - Sorel -

10 Maio

Eu me lembro

Eu me lembro que aos 15 anos assistia TV até a programação acabar e o último drama sair do ar. O chiado marcava a hora de parar de sofrer por histórias que sempre tinham um final feliz. Hoje a TV não pára e, controle remoto na mão, sou eu que tenho de desligá-la. E não há mais garantia de um final feliz.
11:17:00 - Sorel -

04 Maio

Eu me lembro

Eu me lembro quando as coisas ainda enferrujavam: lataria de carro, lâmina de barbear, latinha de extrato de tomate, arame farpado. E as preocupações maternas com o tétano eram constantes. Nestes tempos de não-oxidantes, nem minhas juntas podem ranger em paz.
12:07:55 - Sorel -

.:: mês anterior :: :: :: :: May 2004 :: :: :: :: próximo mês ::.