:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


Je me souviens

Eu te lembro que esta seção tem como dívida explícita o “Je me souviens” de Georges Perec, o livro de Geraldo Mayrink e Fernando Moreira Salles e a série “Ich erinnere mich” publicada no Die Zeit.


.:: mês anterior :: :: :: :: September 2010 :: :: :: :: próximo mês ::.

10 Setembro

A superestrutura é determinada pela estrutura

Eu me lembro de uma história que envolve patrimônios líqüidos, assets, estocagem dinâmica, um curió e vários livros esgotados. Um ex-sogro meu, vocês não conhecem, não, tinha um sítio no interior e estava preocupado com o extermínio da fauna aviária do local, por obra e graça do caseiro que engordava o orçamento vendendo passarinho pelas redondezas. Instado pela onda de preocupações ecológicas tão em moda nos últimos anos, além de uma descompostura camarada dada pelo patrão, o caseiro passou a engrossar as fileiras dos "observadores de pássaros", de conhecida extração inglesa, isto é, aquela gente esquisita que sai pro mato de binóculo em punho e se contenta em olhar passarim, sem a cobiça da captura e venda. Mas a Inglaterra não é o interior de São Paulo, e o pobre caseiro sofria com a síndrome de abstinência pecuniária. Numa conversa à-toa sobre o tempo, a colheita ou os males do berne, ele sempre dava um jeito de encaixar um comentário entristecido: "Olha lá, Seu S., olha agora: quinhentos conto parado ali na cerca, facim facim!"

Dia desses, descobri com a ajuda da insidiosa Estante Virtual que um exemplar normalíssimo da "História da Literatura Latina", da Calouste, que eu devo ter aberto duas vezes a vida inteira, está avaliado em 290 pratas. O "De segunda a um ano", livro com textos do músico John Cage publicado pela Perspectiva e que eu folheei menos vezes ainda, não sai por menos de 200 reais. Gente mais qualificada que eu já disse que a cobiça é um troço insidioso. Agora, cada vez que passo os olhos pelas estantes aqui de casa, vou localizando mentalmente vários "quinhentos conto parado ali na cerca". Resistirei?
11:40:35 - Zeno -

03 Setembro

Não sei por que...

...mas eu peguei hoje me lembrando do pão com bromato.
19:33:09 - Pinto -

.:: mês anterior :: :: :: :: September 2010 :: :: :: :: próximo mês ::.