:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


.:: post anterior :: :: :: :: navegue pelos posts :: :: :: :: próximo post ::.

Eu me lembro – Natal, bailes e aparelhos

Eu me lembro que os enfeites da árvore de natal quebravam. E que isso era motivo de stress familiar. E que havia umas pastilhas colocadas na base dos soquetes para fazer as lâmpadas da árvore piscarem. E que no primeiro baile que eu e uns amigos "produzimos", usamos essas mesmas lâmpadas de natal pra dar um clima.

Aliás, eu me lembro que todo mundo queria montar uma equipe de baile, como se dizia na época, pra poder dar festas nas garagens da vizinhança e impressionar as meninas. O início era sempre o mesmo: um aparelho de som furreca, um motor velho de toca-discos pra fazer girar o globo de espelhinhos e uns spots com celofane na frente pra iluminar coisa nenhuma. As mixagens eram feitas com a tecla pause, no citado aparelho. E, durante o baile, ninguém queria ficar responsável pela iluminação, porque o acionamento dos spots era manual. Lembro também que a gente achava que iria ganhar "muita grana" com isso.

Eu me lembro que os aparelhos todos – não só os de som – eram "legendados", isto é, tinham suas teclas e seus painéis de controle escritos em português: "balanço", "canal esquerdo", "graves", etc.

E que havia uma ascensão tecnológico-social nesse setor eletrônico: dos iniciais Evadin e Grundig, passando pelos Polivox e Technics e culminando com o inatingível Marrantz.

E me lembro também da primeira vitrola que ganhei: uma Zilomag vermelha, daquelas que a tampa servia de auto-falante, um só, e que funcionava na tomada ou com seis pilhas tamanho jumbo (o que aconteceu com as pilhas jumbo?). Tenho até hoje.

(e pra encerrar com as pilhas, lembro que houve uma mania, nos anos setenta, de guardar as pilhas usadas no congelador. Diziam que prolongava a vida útil.)
posted at 08:41:29 on 27-11-2003 by Zeno - Category: Je me souviens


Comentários

Robson Florencio Paim wrote:

Eu, Robson Florencio Paim, adquiri em 1972 a minha primeira vitrolinha portátil marca zilomag. Visitem meu acervo on-line:
http://br.geocities.com/rob...
Meu e-mail: acervopaim@hotmail.com
02-02-2009 23:28:42


Incluir comentário

Este post está fechado. Não é possível adicionar novos comentários a ele ou votá-lo