:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


.:: post anterior :: :: :: :: navegue pelos posts :: :: :: :: próximo post ::.

Finis Hominis, ou o fim da picada

Deve haver algo de muito estranho na sua vida quando você considera que a melhor coisa do dia foi ter assistido a um filme do Zé do Caixão.

Como minha passagem por este mundo sublunar é repleta desses exotismos, esquisitices e outras mumunhas, relato aqui minha última epifania estético-cinematográfica: o imperdível Finis Hominis, do gênio da raça José Mojica "praticamente" Marins.

É difícil descrever as qualidades ou o plot da vanguardista película, uma vez que esta, de forma absolutamente moderna, não respeita a linearidade narrativa (tudo bem que uma pesquisa rápida revelou que o Mojica filmou esse abacaxi em um dia, completamente bêbado, mas é mais bacana a conversinha à la Cahiers du Cinéma).

O protagonista aparece pelado em Santos. Surge depois em São Paulo (não me perguntem como) numa casa qualquer, onde recebe um turbante (??!!!) e umas roupas indianas (!!!???).

Depois de uns vinte minutos dessa xaropada sem nenhum diálogo, Mojica, sedento, procura uma igreja (claro. Sempre que temos sede vamos à igreja).
Lá o misterioso herege sorve com indizível delícia o vinho da Eucaristia; aparecem na sacristia uns padres que o olham desconfiados (o conservadorismo católico: eles estranham um sujeito vestido de guru bebendo o vinho no altar).
Trava-se o diálogo lapidar:
Mojica olha para os sacerdotes e indaga "Fim de quê"? (ele deve ser telepata, já que os padres não abriram a boca), ao que riposta, solerte, o pastor de almas em castiço latinório: "Finis Hominis".

Deixo o resto para o prazer dos leitores. Só adianto que no correr da "trama", Finis Hominis se revela uma versão brasuca e cheia de pinga do Zaratustra lá do bigodão.
Estupendo. Só não recomendo assistir com recurso ao álcool e/ou outras substâncias estupefacientes. O risco é a morte por apoplexia durante as gargalhadas.
posted at 08:53:03 on 05-10-2005 by hunter - Category: Filmes esquisitos


Comentários

j. àmeianoitebuscareiseu...self wrote:

rá!

""""
-oo-
`uu´
06-10-2005 01:37:53


Incluir comentário

Este post está fechado. Não é possível adicionar novos comentários a ele ou votá-lo