:: home :: posts passados :: etilíricas :: je me souviens :: microcontos ::


.:: post anterior :: :: :: :: navegue pelos posts :: :: :: :: próximo post ::.

A hora do DJ Mandacaru

Cuba libre

Em março de 1995, eu estava em Miami cobrindo um congresso mundial sobre mineração de ouro. Uma noite fui convidado para a inauguração de uma boate — a S.O.B., que não era o que eu pensava, mas Sounds Of Brazil. Detalhe: nas cinco horas que fiquei lá dentro tocou UMA música brasileira, do Jorge Ben. Vá entender esses gringos... Mas a história é outra.
O ponto alto da noite era um show da Celia Cruz, uma espécie de Elizeth Cardoso cubana, pra quem não tem intimidades nem faz safadezas com a música da ilha. Procêis terem idéia do prestígio de La Reina, quem abriu o show foi a Gloria Estefan e a Albita, que, separadas, vendem mais discos por ano do que Celia Cruz vendeu em toda sua vida.
A boate, gigantesca — do tamanho do Palace aqui em Sampa —, era dividida em dois ambientes: o térreo, onde estávamos os comuns mortais, e um mezzanino, bloqueado para uma festa privada. Doido para trocar uma palavrinha com a Celia, convenci a garçonete a me levar até ela. A morena me pegou pela mão e toca a subir e descer escadas, passar por corredores escuros, até me deixar à frente de uma porta, falar baixinho "É aí!" e se mandar. Bati, entrei e dei de cara com dois crioulos do tamanho do Maguila. Com a maior educação, mas firmemente, me explicaram que era uma festa particular e que eu não poderia entrar. Declinei minha condição de jornalista brasileiro e expliquei que queria apenas trocar duas palavrinhas com La Señora. Um deles foi lá ver se era possível e eu fiquei observando o ambiente, vigiado de perto pelo Maguila 2. Hipopótamos amigos, nunca vi tanto ouro junto na minha vida, nem no congresso que tava cobrindo. Parecia que quem tinha mais de US$ 1 milhão na colônia cubana tava ali no mezzanino.
Dez minutos depois, volta o Maguila 1 e diz que o show vai começar e que depois a Celia Cruz vai direto pra casa, "não vai dar mesmo". Conformado, voltei pra minha mesa pra ver um dos shows mais infecciosos (versão brasileira: Herbert Richers) da minha vida. Quando a véia entrou no palco gritando "Azúúúúúúcar!", o diabo da boate veio abaixo, gringos, cubanos, todo mundo berrando junto com ela, uma zona de deixar carnaval de rua em Salvador parecendo procissão de Semana Santa em Conceição do Mato Dentro.
E sabem qual foi o gran finale? As três cubanas — e toda a platéia, inclusive os gusanos do mezzanino — cantando Guantanamera, a canção de exílio deles lá, os cubanos que se mandaram para Miami, fugindo do socialismo. Essa mesma que vocês estão pensando, hino da esquerda mundial, gravada pelo Peter Seegers, Joan Baez, Arlo Guthrie. Tem alguma lição nisso? Cês vejam aí.

Poupar-vos-ei de Guantanamera. No prêi, Goza Negra e Y Mi Negro Está Cansao.

P.S.: O esquema de deixar disponíveis os arquivos em mp3 foi vergonhosamente copiado do Ruy Goiaba, a quem rendo meu preito de eterna gratidão.
P.P.S.: Os arquivos ficam disponíveis por uma semana ou 25 baixadas, o que ocorrer primeiro.


[para mais dicas musicais do nosso DJ Mandacaru, com o inestimável patrocínio dos desodorantes Van Ess ("Substitui o gim com vantagens"), clique aqui, aqui e aqui]

posted at 07:24:00 on 17-10-2005 by Zeno - Category: A hora do DJ Mandacaru


Comentários

Pinto wrote:

De fato o ouro do congresso inteiro deveria estar no pescoço das madames e dos gentis seguranças. Agora, segundo a Baby do Brasil, é por essas e outras que o Senhor envia furacões pra esses lugares.
17-10-2005 14:29:33

DJ Mandacaru wrote:

Regra número 1, Pinto: não preste atenção em que músicos e cantores falam. Ouça o disco. Ou, se valer a pena o sacrifício, vá ao show.
17-10-2005 23:03:25

Pinto wrote:

Verdade verdadeiríssima; por coincidência, já ti nha observado a mesma coisa lá no Almirante Nelson: http://www.praiadonelson.co...
18-10-2005 09:49:41

sex toy review wrote:

We're a group of volunteers and starting a brand new scheme in our community.
Your web site offered us with helpful information to work
on. You've done a formidable task and our whole community will
be thankful to you.
26-04-2017 21:46:32


Incluir comentário

Este post está fechado. Não é possível adicionar novos comentários a ele ou votá-lo